LINGUAS ESTRANHAS

LINGUAS ESTRANHAS
 
 
ARTIGO RESPOSTA
 
 
Esta Resposta vai para o "Gorilão Crente" que colocou um video no facebook pra tentar provar que o dom de línguas é algo enganoso, da mente humana e ate coisa do Diabo e assim denegrir os cristãos pentecostais
 
 
 
 
 
 
Bem, vamos falar sobre o dom de línguas e provar que tais línguas não são simples sons inventados por pessoas que querem ser espirituais.
 
 
Eu também achei o titulo de nossa irmã Carla Ribeiro um tanto pejorativo no facebook (Pentecas e neopentecas) mas como eu a conheço e a tenho como amiga, não vou levar a serio ou como algo que ela fez por mal. A Carla é gente fina e pelo que pude perceber se da bem com todos os grupos de cristãos do mundo. Os que falam e não falam em linguás.
 
Por que nos denominamos pentecostais? Nos denominamos pentecostais porque foi na festa de pentecostes que cremos que a igreja foi de fato inaugurada, e isto ate os batistas, metodistas e presbiterianos creem, e a partir deste dia que a igreja saiu pelo mundo para pregar e curar com sinais e maravilhas.
 
Vamos agora ver que o irmão do vídeo esta equivocado. Em atos eles não falaram em idiomas, eles falaram em línguas misteriosas(vamos falar mais sobre línguas misteriosas depois) Ninguem ali estava falando na línguas dos ouvintes de vários países, mas em línguas estranhas. Os ouvintes que ouviam eles falarem em suas próprias línguas. É só ler atos 2:8. Aconteceu ali um milagre. Os Discípulos falavam em línguas misteriosas repartidas como língua de fogo(veja que a bíblia não diz que era idiomas de vários países, mas línguas de fogo.) Era algo misterioso que o próprio Espirito Santo lhes concedia que falassem. Ai o próprio Espirito Santo fazia outro milagre, enquanto eles falavam em línguas Ele (Espirito Santo) Fazia que os milhares de ouvintes ouvissem ou entendessem como que se eles estivessem falando em suas próprias línguas. Em nenhuma parte de Atos o escritor deixa a perceber que eles estavam falando em outros idiomas, mas ao lermos vemos que os ouvintes entendiam eles falarem em suas próprias línguas. Milagre do Espirito Santo na audição deles.
 
Vamos agora pra 1 Corintios e colocar por terra o argumento do irmão do video que diz que isto é mentira, invenção, e ate coisa do diabo sem um estudo profundo da causa.
 
Veja. 1 Corintios 14:2. Neste começo de capitulo o apostolo manda as pessoas buscarem o dom de profecia ao invés de somente falar em línguas. Isto acontece porque na igreja de Corinto as pessoas tinham o dom de lingua e ficavam usando ele exageradamente e tirando ate a ordem do culto. Então Paulo fala: E melhor que vocês profetizem porque o que fala em línguas estranhas fala com Deus pois ninguém o entende e em ESPIRITO FALA EM MISTÉRIOS. Só este verso ja joga por terra o que nosso irmão falou no video contra o dom de línguas.
 
Veja que o apostolo fala que o dom de línguas e um dom para se falar com Deus. Você chega a uma oração tao profunda que o espirito santo começa a te dar esta lingua de intimidade com Deus. Ela é uma lingua intima entre entre você e Deus.
 
No verso 4 Paulo diz que quem fala em línguas edifica-se a si mesmo e dai o motivo dele proibir aquela igreja de ficar falando línguas alto, pois as mesmas são para edificação própria e não da igreja.
 
Paulo condena as pessoas que ficam usando as línguas e tirando a razão do culto pois as mesmas não edificam ninguém a não ser quem fala. O pessoal de Corinto gostava de se exibir com as línguas, mas Paulo deixa claro que tais línguas é um mistério de oração entre a pessoa e Deus e mais ninguém.
 
Depois ele segue no mesmo capitulo de Corintios dizendo que quem fala línguas desconhecidas que ore pra ter o dom de interpretar. Neste caso ele deixa bem claro que as línguas também podem em determinado ponto do culto ser uma mensagem profetica do Espirito Santo a igreja, e que precisa de um interprete. Ou seja. Alguém que tenha este dom. a pessoa vai falar e o Espirito Santo vai fazer a outra entender assim como fez em Atos 2 com a multidão que estava em jerusalém.
 
No verso 23 o Apostolo desmascara mais uma vez o irmão do video. Veja que ele deixa bem claro que as línguas não são idiomas. Tanto que ele fala que se entrarem indoutos e infiéis irão achar que as pessoas ali falando em línguas são loucas. Por que? Porque nem sempre o Espirito Santo faz o milagre de fazer as pessoas entenderem como fez em Atos 2, o de entenderem as línguas em seu próprio idioma. Então aqui Paulo Deixa bem claro que o falar em línguas nada tem a ver com o falar em idiomas, mas são línguas misteriosas que o Espirito Santo concede a cada um para uma intimidade maior com Deus.
 
No verso 26 Paulo fala sobre o culto racional e como deve ser feito dentro da igreja. Veja que ele começa a falar, e em determinado ponto ele manda que haja línguas no culto, mas a pessoas que fala tais línguas só vai continuar a falar se alguém começar a interpretar as mesmas. Se a pessoa que fala ver que ninguém começou a interpretar a mesma deve calar-se (deixar de falar alto e falar somente com Deus (verso 28) Então vemos que no verso 28 mas uma vez Paulo deixa claro que as línguas não são simples idiomas, mas línguas misteriosas que as pessoas devem falar com Deus pois a mesma é conduzida pelo Espirito
Pra terminar este capitulo Paulo deixa bem claro que as línguas estranhas, aquelas que Jesus falou em Marcos "falarão novas línguas", de Atos 2 e do começo de 1 Corintios 14 não devem ser proibidas.
 
Vamos continuar. O irmão usou 2 minutos para falar que as línguas são do Diabo e eu terei que usar um pouco mais de tempo para provar que não são.
 
 
Vamos la! Na visita de Pedro a Cornélio. Atos 10
 
Aqui depois de Pedro anunciar jesus no verso 44 em diante vemos que o dom do Espirito Santo caiu sobre os que ouviam, e falavam em LÍNGUAS. Logo mais uma vez vemos que o dom de Línguas ou o falar em línguas esta associada a um dom do Espirito Santo.
 
Não confundir com o batismo selo que todo cristão recebe quando confessa jesus nas águas batismais. Este derramar do Espirito Santo é com dons para exercer o ide de Jesus com sinais e maravilhas. Entao mais uma vez vemos que o falar línguas não tem nada a ver com falar outros idiomas, também não tem nada a ver com línguas dos anjos(muitos crentes pentecostais infelizmente fazem uma salada por causa de 1 Corintios 13). Ai acham que estas línguas são as línguas que os anjos falam, mas não tem nada a ver)
Acredito que se fossem meros idiomas cornélio e as pessoas que estavam com ele em casa não precisariam receber.
 
Vamos continuar agora pra terminar.
 
Vamos agora para Atos 19. Aqui Paulo encontra alguns discípulos e pergunta a eles se eles ja haviam recebido o dom do Esprito Santo quando creram no nome de Jesus. Eles dizem que nunca haviam ouvido tal coisa e que só haviam sido batizado no batismo de joão.
 
Paulo então coloca as mãos sobre eles e ora pra eles receberem o dom do Espirito Santo. Logo em seguida eles começam a FALAR EM LÍNGUAS e profetizar. Veja que neste verso fica bem claro que eles receberam o dom de falar em mistérios. Aquele mistério de 1 Corintios 14. Se fosse idiomas eles não precisavam receber e nem falar ali pois só havia eles e Paulo e não havia estrangeiros naquele momento ali com eles.
 
Por que falaram então? Falaram porque ali ficou provado que eles haviam recebido esta unção do Espirito. Que eles haviam recebido poder pra testificar com mais ousadia , autoridade e milagres o nome de Jesus.
 
Mas uma vez fica provado que esta lingua misteriosa nada tem a ver com idiomas, ainda que o Espirito Santo possa fazer o milagre com que as pessoas ouçam em seu próprio idioma. Tambem nada tem a ver com lingua dos anjos, mas com línguas Misteriosas que o Espirito Santo concede a cada um. Nada tem a ver com palavras desconexas faladas por pessoas como muitos alegam ser pois não acham no dom de línguas uma gramatica como na gramatica de varias línguas terrenas.
 
Segundo a bíblia em 1 Coríntios 2:14 as coisas de Deus se discernem pelo Espirito pois o homem em sua própria natureza não as podem compreender pois para ele parecem loucura. Por isto que eu não sou ligado a nenhuma teologia, seja ela pentecostal, ou tradicional, eu sou ligado com o que a bíblia fala e ensina. Logo não adiante a gente querer discernir as línguas segundo nosso próprio pensamento, gramatica, cultura, etc. Elas são mistérios segundo 1 corintios 14 que o Espirito Santo da a cada um segundo sua vontade segundo Atos 2.
 
Sei que os tradicionais tem uma teologia, que eu respeito, que diz que os dons acabaram quando o ultimo apostolo morreu e quando o cânon bíblico ficou completo e que então Deus fala conosco pela bíblia e que não é mais necessário os milagres apostólicos.
 
Só que eu prefiro ficar com o que jesus falou em: Marcos 16:17-18
 
E estes sinais seguirão aos que crerem: Em meu nome expulsarão os demônios; falarão novas línguas;
Pegarão nas serpentes; e, se beberem alguma coisa mortífera, não lhes fará dano algum; e porão as mãos sobre os enfermos, e os curarão.
 
Veja que Jesus não disse que tais sinais só iriam seguir e estar com os Apóstolos, ele disse que tais sinais seguiriam os que crerem, deixando bem claro que seguirão a todos os crentes enquanto a igreja de Cristo estiver nessa terra
 
 
Espero que possa ter conseguido explicar um pouco o porque de nós pentecostais acreditamos, buscamos e falamos em línguas.
 
Fique com Deus e que voe possa ler e analisar cada passagem bíblica posta nesta pequena explicação.
 
Deus te abençoe!


Reginaldo Torres

Login/Administrar

Acesso para administrar o site.

Número de Visitas

049782
Hoje
Ontem
Esta semana
Há uma semana
Este mês
Há um mês
Total
36
26
159
49396
571
879
49782
Seu Ip: 54.196.26.1
Hora: 20:30:13 - 20-10-2018

Neste momento...

Temos 14 visitantes e Nenhum membro online

© Copyright 2014-2017 Igreja Evangéica Sinais e Prodigíos. Oslo/Noruega Pastores Reginaldo e Kristin. Desenvolvido Por Rodrigo Queiroz.